Saiba Mais

Energia solar já é um bom negócio?

Sim, a energia solar hoje é mais barata que a energia das concessionárias. O Sol é abundante e gratuito. Com o aumento das tarifas de energia elétrica ocorridas no final de 2014, a geração solar ficou ainda mais atrativa. E a tendência é que novos aumentos aconteçam. Assim, se você possui um Sistema Solar, você fica tranquilo, pois você passa a gerar sua própria energia. A grande vantagem, além da economia, é que o investimento passa a se integrar ao valor do imóvel, podendo valoriza-lo em torno de 5%.

Em quanto tempo terei o retorno pelo meu investimento?

Hoje o retorno de um sistema fotovoltaico varia entre 5 a 7 anos, de acordo com a região e as condições de instalação. Porém, com os aumentos esperados da tarifa energética nos próximos anos, a previsão é que o retorno do investimento possa chegar a menos de 5 anos.

O que é a compensação de energia? O que faço com a energia que não é consumida?

A energia gerada que não é consumida é automaticamente transferida para a rede pública de eletricidade. Esta energia é transformada em créditos na sua conta de luz que poderão ser consumidos em até 36 meses. Existe também a possibilidade do consumo dos créditos em uma outra unidade, desde que ela esteja cadastrada com o mesmo CPF ou CNPJ da mesma unidade geradora. Assim, se você tem um sítio ou uma empresa que produzem mais energia que consomem, é possível consumir os créditos gerados por eles em sua casa na cidade.

Posso chegar à tarifa zero de energia?

Caso seu projeto possua capacidade para produzir toda a energia elétrica que você necessita, a sua conta de luz será praticamente zero, restando apenas um valor mínimo de iluminação pública e taxa de disponibilidade da rede (aproximadamente 40 Reais).

Como se faz a instalação do sistema?

Uma instalação leva em média 2 dias. Sem a necessidade de uma obra e sim de um processo rápido e padronizado com muita segurança. Seguimos os mais altos padrões de qualidade na instalação. Possuímos NR-10 e NR-35 (normas de segurança para trabalho em altura e eletricidade), além de equipes técnicas altamente capacitadas.

É possível monitorar o desempenho do sistema?

A SER oferece um aplicativo que permite que você monitore em tempo real a quantidade de energia que está sendo gerada. Também é possível analisar a energia produzida por período (anual, mensal, semanal). Assim, você fica sabendo se o seu sistema está te trazendo os benefícios desejados.

A manutenção é cara?

Uma das vantagens do sistema fotovoltaico é a baixíssima necessidade de manutenção, exceto a limpeza dos painéis que acumulam poeira e podem levar à diminuição da performance. Muitas vezes a própria chuva acaba ajudando a fazer este trabalho.

Qual a durabilidade desse sistema?

A SER trabalha com os melhores equipamentos do mercado e nossos painéis fotovoltaicos têm garantia de até 30 anos. Os inversores oferecem garantia mínima de 5 anos. Esta é uma das principais vantagens do sistema fotovoltaico.

O equipamento pode ser transferido para outra localidade?

Caso o proprietário do sistema fotovoltaico queira transferir os equipamentos para outro estabelecimento, o processo de remoção e reinstalação é bastante simples, devendo apenas serem reprojetados para as novas condições do local.

Quais os incentivos federais, estaduais e municipais que eu tenho direito?

Muitas localidades já oferecem incentivos fiscais para micro e mini geradores fotovoltaicos. Os descontos são no ITBI, ISS e até 20% de desconto no IPTU.

Quais são os benefícios ambientais?

A energia solar fotovoltaica é livre de gases de efeito estufa que são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Diferente da geração termoelétrica ou nuclear, a energia solar é limpa. Com relação às também renováveis hidroelétricas a energia solar não necessita de desmatamento ou alagamento de grandes áreas. Com um Sistema Solar você assegura uma produção energética limpa para as futuras gerações.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!